Serviços: População Idosa

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS (LAR)

A Estrutura Residencial constitui-se como uma Resposta Social, destinada a alojamento coletivo, com caráter permanente ou temporário, para pessoas com idade superior aos 65 anos, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, pretendem a sua integração em estrutura residencial. São objetivos desta resposta: promover qualidade de vida; proporcionar serviços permanentes e adequados a cada pessoa idosa; contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento; promover estratégias de reforço de autoestima, de valorização e autonomia.

Esta resposta social tem capacidade para 45 utentes.

 

CENTRO DE DIA

O Centro de Dia é uma resposta social que se destina a pessoas com idade superior aos 65 anos e que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e prevenção de situações de dependência ou seu agravamento.

Esta resposta social tem capacidade de 20 utentes.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social a que as pessoas em situação de dependência podem ter acesso para satisfação de necessidades básicas e específicas, apoio nas atividades instrumentais da vida quotidiana. Este conjunto de serviços é prestado no domicílio habitual de vida do cliente, contribuindo para a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou seu agravamento com a finalidade de prestar cuidados diferenciados e personalizados no domicílio.

Os serviços prestados são:

- Cuidados de higiene e conforto;

- Pequenas limpezas e arranjos estritamente necessários no domicílio;

- Confeção, transporte E distribuição de refeições no domicílio;

- Ajuda na toma de medicamentos;

- Tratamento de roupas.

A capacidade do apoio domiciliário é de 30 utentes.

  • Visualizações: 133